segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

POR QUÊ? REAJUSTE JÁ!



Na série ABISMOS DO TÁXI, vamos abordar também alguns  dos conteúdos aqui expostos hoje. Mas face ao momento que se faz de trevas sob a gestão do táxi no Rio de Janeiro e em muitos lugares do Brasil e do mundo, vamos precipitar essa colaboração na melhor intenção de traduzir os fatos como devem ser, e não com achismos populistas.


Pela abordagem jurídica:


Importante desde já estabelecer as devidas atribuições de significado e valor para alguns termos que se embaralham e por vezes, são maliciosamente usados por quem disfarçadamente  opera contra. Então , quando ouvimos no noticiário :" o táxi vai AUMENTAR...." , nem sempre é assim, mas o que querem certamente, é resistir a esse DIREITO, que deve ser melhor protegido.

CONCEITO:

REAJUSTE: atualização para mais das perdas pela correção da Inflação
INFLAÇÃO: índice de "aumento" de um bem ou serviço
AUMENTO: atualização para mais, de um bem ou serviço, somada a inflação
TARIFA: "preço" módico, de um serviço de interesse público
PREÇO MÓDICO ouTARIFA -menor "preço" possível numa relação de consumo controlada
EQUILÍBRIO FINANCEIRO: o que mantém boa uma relação CONSUMIDOR x PRESTADOR
SUSTENTABILIDADE: atende à permanência do serviço ou bem 

Muito importante dizer, o ideal seria GRITAR, que todos esses TERMOS acima, estão elencados em leis ou dispositivos legais, alguns deles, consubstanciados em PRINCÍPIOS (países positivistas como o Brasil, Portugal, a Alemanha, a França, a Itália  e outros) e portanto, não são PASSÍVEIS DE SEREM NEGOCIADOS, pois que tais dispositivos, são para atender ao bem comum da satisfação plena de obrigações como :


A SEGURANÇA
O RESPEITO AOS DIREITOS BÁSICOS DO TRABALHADOR
A CONTINUIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO
A ATUALIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO

Tudo isso de igual forma , está em LEI ! 

Então a partir de agora, sabemos que o táxi recebe quase sempre, quando recebe, um REAJUSTE, uma REPOSIÇÃO, que em regra corresponde a tudo que ele perdeu , face ao AUMENTO DE COMBUSTÍVEL, ALIMENTOS, MANUTENÇÃO, CUSTO DE VIDA, PREÇO DO CARRO E ETC., não para o seu bel prazer, mas SIM PARA O EQUILÍBRIO ECONÔMICO FINANCEIRO, QUE RESGUARDA O INTERESSE PÚBLICO DO CONSUMIDOR!

Ora, como é necessário que esses itens se mantenham em dia (pelo PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO), como é necessário que o condutor trabalhe apenas o necessário, não indo além do que deve na quantidade de horas, pois que isso é também CONTRA A LEI (art 166 CTB, e como o respeito aos direitos fundamentais do trabalhador é também um pilar nessa relação, por tudo isso, O NÃO REAJUSTE É UM ATO DE DESEQUILÍBRIO NA RELAÇÃO , SENDO ENTÃO CAUSADOR DE DANO E RISCO À SOCIEDADE!

Isso para os casos que seguem dentro dessa regra em conformidade legal. O que não é o caso da cidade do Rio de Janeiro , que abusando da parte mais fraca - o trabalhador, nos últimos CINCO ANOS,em que pesem  os três primeiros desse ciclo , terem oferecido as melhores condições para que o serviço de táxi tivesse alcançado uma tarifa paritária com a cidade de São Paulo, ao contrário sentenciaram a TARIFA DO RIO COMO A PIOR DE TODAS .

Pasmem todos, o Rio que teve nesses mesmos anos, todos os índices melhores e maiores que São Paulo, (MAIOR RENDA MÉDIA -IBGE, PREÇO MAIS CARO DE COMBUSTÍVEL, MAIOR CUSTO DO SOLO, 2 GRANDES EVENTOS - COPA E OLIMPÍADAS,  MAIOR NÚMERO DE CARROS /POPULAÇÃO) tem a sua BANDEIRA 2 valendo menos que a BANDEIRA 1 de São Paulo.

Um triste retrato da defesa do táxi no Rio de Janeiro, que conta com dois SINDICATOS, mas com um resultado quase ZERO EM  DEFESA! Aliás, o Rio é a PIOR CIDADE EM GARANTIR A MANUTENÇÃO , A SEGURANÇA, e o EQUILÍBRIO FINANCEIRO, dentre TODAS AS CIDADES. Um abandono silencioso e realizado com um excelência política tal, em que mesmo assim, muitos JURAM que a prefeitura DEFENDIA O TÁXI.

Certo é que esses colegas (que assim entendem a "defesa do táxi") não gostam da matemática, que tem um grande defeito: ELA É UMA CIÊNCIA EXATA, E NÃO TORTA COMO O PAPO DE POLÍTICOS!

Ainda dentro da legalidade, existem os diplomas legais que no caso da cidade do Rio de Janeiro dizem:

Art. 40. As tarifas (“tarifa I” para o convencional e para o executivo, tabela horária, tabela pré-fixada e hora parada) serão revistas anualmente, sendo publicadas no dia 1º de janeiro de cada ano, por Resolução da Secretaria Municipal de Transportes, de acordo com metodologia que utiliza como base a variação dos custos dos preços e insumos. DECRETO Nº 38242 DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013.

Art. 28. O reajuste da tarifa taximétrica ocorrerá sempre no primeiro dia útil de cada ano. LC 159-2013

Sendo portanto inquestionável o passivo da cidade com os táxis do Rio. 

Aliás, um país positivista, é aquele em que impera aquela máxima: VALE O ESCRITO! Mas as muitas escritas parecem ter esmaecido o valor da LEI. O curioso, é que na Inglaterra onde o Direito não é afeito a tantas e tantas e tantas e tantas leis, a ORDEM, a REGRA, a DISCIPLINA não faltaram na decisão daqueles que regem o modal táxi, pois que a despeito de toda aparente inovação , decidiram pela NÃO RENOVAÇÃO DO DIREITO DE TRABALHO DE uber. E isso no país não positivista. Imagino qual não seria a ação deles com tantas leis expressas e claras...Deus salve a rainha! Aqui, Deus guarde ao MP,  sem  o qual , nem imagino o que seria de nós! 


Pela abordagem econômica:


Nesta semana a Taxa SELIC, alcançou pela primeira vez em sua série histórica o patamar de 7,5% aa. Um indicativo claro de que a economia em seus fundamentos vai bem. 

Um dos principais índices de inflação o IPCA / IBGE está em viés de baixa, e baixa além do esperado, o que também demonstra uma inflação sob controle e sem expectativa de mudança no curto prazo.

Ainda outro robusto indicador positivo para a reposição, é a estimativa superada do PIB em 2017, o total das riquezas produzidas no país foi revisado para mais , segundo o ministro  da fazenda Meirelles. 

Então por isso tudo, o momento é adequado à reposição de toda perda histórica sofrida pelo abandono e desleixo com o modal táxi.


OS NÚMEROS DO REAJUSTE:

O último reajuste do serviço foi em janeiro de 2015, portanto 3 períodos aquisitivos do direito ao REAJUSTE (%) , a saber:



2016 2017 ACUMULADO
6,29 2,90 9,37035


Da metologia :

(taxa am / 100 + 1) , no caso (6,29 / 100) + 1 = 1,0629 para o ano de 2016

(taxa am / 100 + 1) , no caso (2,90 / 100) + 1 = 1,0290 para o ano de 2017

(fator de 2016) X (fator de 2017) , (1,0629 x 1,0290 ) = 1,0937035

Ou seja 9,37 % de REAJUSTE.




Como ficariam os "preços " corrigidos pela inflação não aplicada no táxi convencional a partir de 2017?





9,37%
BANDEIRA 1 2,30 2,52
BANDEIRA 2 2,76 3,02
BANDEIRADA 5,20 5,20
HORA PARADA 28,98 31,70
VOLUME 2,30 2,52




Um vácuo na forma escrita dos reajustes, é a questão do "volume transportado". Como ficam as sacolas de compras? Talvez convencionar por escrito que 3 sacolas cheias equivalem a um volume , fosse adequado... É lógico que isso não impede de o motorista exercer a "cortesia", mas que isso fique caracterizado a partir de sua manifestação clara de que ele assim conferiu ao seu passageiro, ou cliente .

Outro vácuo relevante , é a indenização por mau uso do veículo. Então se para cada direito corresponde um dever, qual seria o dever de indenizar de um passageiro que por sua conduta, causa o dano de ter que higienizar o interior do veículo, por passar mau e despejar ali a consequncia de sua embriaguez? 

A omissão do gestor não pode acontecer, sob pena de incentivo de uma lide na força da justiça própria mediante a eminente possibilidade de esquiva de um usuário mau intencionado.

Acho que o valor de 10 horas paradas, repara o custo de um dano desse tipo, e ainda ficaria de fora o seu lucro cessante. Mas ainda assim , seria um relevante avanço a criação desse paradigma financeiro.


Então compartilhe e divulgue o blog que fala o que você ainda não tinha ouvido por aí !

























2 comentários:

  1. Temos que ter reajuste urgente, pois somos regulamentados e temos responsabilidade com nossos usuários com manutenção do veículo, Seguro de responsabilidade civil e vários impostos e taxas que somos obrigados a pagar e manter para desempenhar com dignidade para com nossa sociedade que é de fato a dona do serviço de táxi.

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  2. Esperamos isso...obrigado pela participação

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