Em ação inovadora
a nível Brasil,
a mais renomada instituição de
Pesquisa e Pós Graduação - COPPE UFRJ
empreendeu o olhar mais refinado e cuidadoso sobre o modal táxi do
Rio de Janeiro.
Ha
que se referenciar aqui que se trata de documento de cunho científico,
que demandou uma seleta equipe de mestres e doutores, orientada e
supervisionada pelo professor Marcelino Aurélio do PET PROGRAMA
DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES da COPPE UFRJ.
Na
cidade que sediou o congresso mundial TRANSPORTES SUSTENTÁVEIS,
impera A LÓGICA INDIVIDUALISTA na busca por soluções de deslocamento.
Um verdadeiro retrocesso e afronta a todo princípio de boas
práticas na gestão da
mobilidade.
Um
ponto importante abordado pelo estudo e a falta
de transparência e
acesso nos dados que demonstrem a
sociedade a situação de desequilíbrio na relação preço serviço do
modal no Rio de Janeiro.
A
quantidade de dados eh a maior que se levantou até a data e a
qualidade e o tratamento desses dados, sob um olhar técnico,
traz ao gestor do modal e principalmente a sociedade , um alerta em
escala de urgência.
Aquilo
que o trabalhador taxista cooperado ou não já sente
na pele, eh traduzido em números que
indicam o caminho da
inviabilidade. Muitas horas trabalhadas, a grande perda de
passageiros, o novo cenário de
uma atividade concorrente no mesmo nicho- os app de
carros particulares, a perda de capacidade financeira dos taxistas,
sintomatizada pelo aumento no prazo de troca dos
carros, SÃO A INQUESTIONAVEL SENTENCA DE FALÊNCIA DO
MODAL TÁXI.
Outra
abordagem alarmante e que o sub preço imposto
por uma realidade de distorção desse
modal traz, eh que o modal de transportes de coletivos começa a
sofrer consequências ,
face a prática do preço que
inviabiliza ou torna o modal de coletividade - ônibus menos
atraente do que o transporte individual.
Por
acaso agora em greve estão os
motoristas de uma das mais antigas empresas de ônibus do
bairro de Vila Isabel. Mais uma, num total de seis empresas, que entra
na situação de desequilíbrio financeiro,
o que expoe mais
uma vez o gestor publico - a prefeitura.
A
RESPONSABILIDADE OBJETIVA ESTATAL, impõe ao
gestor séries possibilidades de busca da reparação por
perdas geradas na omissão.
A conclusão eh
que o poder público precisa no mesmo ânimo da criação do app táxi
rio, debruçar se
sobre esse valioso documento, entender as acoes necessárias a
descontinuidade dessa tendência , e rapidamente agir.
Há que se buscar junto a PGM o
porquê de esse cenário pre falimentar não ter
sido exposto , perante decisões liminares
que brindam toda a irracionalidade que se depreende aqui.
Alias,
mais uma vez, no sentido da consistência e
do valor desse documento , estamos diante de um tratado que carrega o
valor de uma perícia. Então não se
está aqui diante de um parecer , mas sim diante do que eh.
Por
fim conclui o estudo que NÃO HÁ SUSTENTABILIDADE NO ATUAL CENARIO DE
TRANSPORTES DE VEICULOS LEVES.
Onde
o táxi e quaisquer outros eventuais novos app de
carros particulares, NAO DEVERIAM
ULTRAPASSAR A UM LIMITE, e que esse limite já esta
vencido.
Ao final, nossa maior estrela feminina do táxi RJ - D. Margô , tomou a palavra em nome do GRUPO TAS e em agradecimento a Adriano Gomes, que estartou e de forma persistente fez acontecer a união entre as partes : COPPE UFRJ e Sistema OCB Sescoop, com o apoio do sempre presente Sr. Severino Vicente da OCB , Cooparioca de Táxi.
Ainda nesse sentido, o senhor presidente do Iplan endossou as palvras elogiosas ao Adriano Gomes, que recebeu merecidamente aplausos de todos.
E nós aqui da página , em nome da família taxista no Brasil, agradecemos também ao nobre e incansável guerreiro Adriano Gomes , a COPPE UFRJ, que no maior exemplo de humildade e presteza usou de sua instrumentalidade maior , para trazer luz a um assunto pouco ou nada estudado. Ao Sistema OCB Sescoop que em defesa do cooperativismo, que está desabando, também defendeu a todos os trabalhadores por seu nobre empreendimento de pesquisa e estudo!
Entidades presentes:
SIMEATAERJ
IPLAN RIO
SMTR TECNOLOGIA
SEC DE MEIO AMBIENTE
CRT-RJ
SESCOOP
SISTEMA OCB RJ
OAB RJ
STAMRJ
CSB
Perfeita análise do resultado do estudo, esperamos que as autoridades competentes tenham a coerência de dar atenção a todos os dados divulgados nesse estudo.
ResponderExcluirParabéns a OCB sescoop e todas cooperativas de táxi que contribuíram para realização deste estudo.
O estudo é ótimo ....coisa que qualquer taxista já sabia ... AGORA o problema é alguém tomar uma providência ,coisa que eu duvido muito !
ResponderExcluirEsse ramo dos taxista e motoristas particulares acabou , e virou uma bagunça ..em pouco tempo a oferta vai passar a demanda !!
Claro que o poder público não vai fazer nada como sempre ,,,,sem novidades !
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO estudo do COPPE/UFRJ retrata o caos e falência do sistema do transporte individual remunerado em suas diversas variações, principalmente no descaso do poder concedente além do poder público através de todas suas instituições. Fica o alerta e a necessidade de agir rapidamente para se frear está política genocida e cruel, onde não dá opção para os taxistas se manterem ou sub existirem diante das mais controvérsias arbitrariedades. Eu diria que apesar de técnico, o estudo aponta um pedido de socorro, um grito de alerta para evitar a falência total uma vez que já se ultrapassou a barreira do caos.
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