Foto de Drew Angerer / Getty Images |
NYC é a primeira cidade estadunidense a limitar Uber
A
Câmara de Nova York votou em
08/08
quarta-feira em favor de um teto para o número de veículos, dando
um golpe impressionante em Uber. A
cidade ícone das liberdades sociais e do liberalismo econômico ,
protagonizou com pioneirismo o que pode
vir
a ser um novo modelo nacional
de controle e operação de carros particulares.
Frise-se
aqui, que isso não é impressionante apenas por estar ocorrendo numa
cidade com tantas referências do liberalismo econômico, na terra
onde os costumes regem as leis. Mas é também a cidade de Nova
Iorque, aquela que melhor percebeu o sabor de um serviço nessa
modalidade, face a inexistência do costume de rádio-táxis, ou
seja, lá o serviço era 100% rolé.
E isso deu a Uber uma acolhida ainda maior. E é, a despeito disso
tudo, que NYC está mudando radicalmente sua postura.
O
conselho votou para suspender a emissão de novas licenças de
locação de veículos por 12 meses enquanto estuda a indústria em
expansão.
Outra
lei aprovada criaria um salário mínimo de 15 dólares para os
motoristas. Além
disso Uber passará a ter que fornecer
dados
sobre o uso e as taxas ou pagarão
multa
de US $ 10 mil por não conformidade.
Uber
condenou
rapidamente a votação do Conselho."A pausa de 12 meses da
cidade em novas licenças de veículos ameaçará uma das poucas
opções confiáveis de transporte, sem fazer nada para consertar os
metrôs ou aliviar o congestionamento", disse um porta-voz da
Uber em um comunicado.
Mas
os membros do conselho não foram convencidos. Em última análise,
39 membros do conselho votaram a favor do limite, enquanto apenas
seis se opuseram a ele.
“O
Uber já tem cerca de 80.000 veículos na cidade e nenhum regulamento
- você acha que o Uber é um táxi? Nós nem sabemos o que o Uber é. Ele acrescentou : "Agora queremos regulamentar o Uber e Uber será um táxi", afirmou o membro do conselho Ruben Diaz.
A
verdade é que, em lugar algum do mundo, a mobilidade é pensada pelo
viés do transporte individual. E não seria Nova Iorque a dar tão
grande passo para trás, sacrificando sua mobilidade em razão de uma
ficção criada em torno de soluções de transportes que nunca ocorreram.
O mais impressionante nesta história toda é que nóis taxistas somos obrigados a fazer N vistorias todo ano e essas pessoas que nos vistoriam aceitam esse tipo de transporte ilegal e desumano sem nenhuma fiscalização e todos nós sabemos que pra isso funcionar é claro que rolou muita grana por parte da Uber , tomara que com o novo governo melhore a nossa situação e demais trabalhadores de ofícios legalizados , sorte pra todos aí , sou o Luiz Carlos e trabalho no Táxi Bambina em Botafogo RJ . Brasil
ResponderExcluirFalou quase tudo mas esquecendo a pratica d dumping ( uma concorrência desleal) e compras d liminares
ExcluirO mais interessante é que o Brasil que gosta tanto de copiar as coisas de fora não encherga dessa forma sabe porquê,serão um monte de escravos nas mãos de corruptos, enquanto esses plicativos subornam e enganam todo poder público com suas cifras astronomicas, país sério faz a coisa certa, espero que aqui não seja diferente, quanto antes melhor, que venha logo a regulamentação se queremos mudar e dar fim a corrupção temos que por ordem nessa bagunça pirata de quayro rodas que engana a todos.
ResponderExcluirO sistema de transporte publico induvidual que conhecemos como taxi está dividido, nem os taxistas ganham dinheiro e nem os motoristas de aplicativos ganham, enquanto os dois sistemas existirem serão duas classes de escravos se gladiando pelas ruas do Brasil enquanto os donos dos aplicativos fazem a festa e os administradores executivos e judiciários recebem suas comissões para deixar fluir o sistema de transporte do futuro.
ResponderExcluirAlém da pratipr de dumping sabemos que no Brasil a corrupção corre solta , muito suspeito essas liminares mesmo sabendo q a lei d trânsito do país não existe transporte de passageiros pago em carros paeparticula ( placa cinza) , sera que é nada mas justo uma investigação sobre o assunto e políticos querendo enxugar o desemprego em profissão aléia mesmo sendo inrregular sem regras,sem limites,sem fiscalização sem qualquer avaliação sobre o condutor,sem pagar impostos, pondo a população em riso porque no mundo todo casos d acedio,estrupo, sequestro, tráfico e roubo sem a empresa se responsabiliza por nada
ResponderExcluirBoa tarde,espero que nossos colegas reflitam e busquem discernir sobre as ações maquiavélicas do judiciário,executivo,legislativo e ministério público,que além de dividirem os profissionais do volante,tentam acabar com o serviço de táxi.sabemos que eles estão unidos e ainda demonstram incompetência,não tem capacidade de gerar empregos.por que todo desempregado tem que virar taxista? E quem está empregado também? Vamos supor que eu fosse para índia e implatasse o rodízio de churrasco e o espetinho de carne nas esquinas,ia ficar milionário?? O problema e que os próprios políticos não respeitam a patria e nem a população.
ResponderExcluirUBER É O LIXO DO MUNDO
ResponderExcluirO grande problema que aqui eles que ditao as regras quando se sentem ameaçados eles dão corridas grátis para essa sociedade que chama político de ladrão e corrupto e aceitam um serviço que não paga imposto e não tem o mínimo de garantia para o prestador! Pais sério, sociedade seria que realmente que mudar exige que exista garantias para o prestador de serviço e que seja concorrência leal! Hj o táxi está sofrendo com essa injustiça que todos vêem e não fazem nada!As pessoas só vão se dar conta quando o seu emprego for ameaçado e não está longe!Ja existe app similar ao Uber para se alugar quartos a rede hoteleira já está sentido o impacto!Vamos aguardar!!!
ResponderExcluirESSA UBER NÃO QUER SABER DE LEGALIDADE SÓ QUER ANDAR NA CONTRA MÃO DAS COISAS
ResponderExcluirÉ O MAL DO SECULO 21 !!