terça-feira, 30 de maio de 2017

As lições de #DeleteUber


3 de fevereiro de 2017 5:11 pm 

As lições de #DeleteUber

Por Brian Feldman 




Talvez a maior surpresa da ampla campanha #DeleteUber desta semana foi que funcionou .

 Para uma empresa notável pela sua vontade de ignorar a pressão externa - seja sob a forma de críticas ou, como, leis reais - Uber passou a maior parte da semana no pé de trás, afastando-se da força de uma campanha de mídia social sustentada incentivando as pessoas a Excluir suas contas Uber. 

Ele tirou anúncios no Twitter e Instagram (direcionado a pessoas que gostaram da ACLU), anunciou sua assistência financeira aos motoristas presos no exterior após a ordem executiva súbita e chocante da última sexta feira e, finalmente, ontem, anunciou que o CEO Travis Kalanick Renunciaria a sua posição em um painel de assessoria ao presidente Trump. Kalanick, um objetivista rígido, aceitou as demandas de seus funcionários e clientes. 

O número de pilotos que excluíram contas? De acordo com o New York Times , apenas 200 mil dos 40 milhões de pilotos mundiais do negócio.

Então, como isso funcionou? E é replicável? A má notícia para os ativistas é que Uber era excepcionalmente vulnerável a uma campanha como essa.

Mas estar ciente das razões estruturais que Uber era susceptível de pressionar pode ajudar futuros manifestantes a descobrir como conduzir uma cunha entre o presidente Trump e a comunidade empresarial com quem ele está ansioso para se alinhar.

Uber enfrentou pressão interna e externamente. Não eram apenas clientes reclamando sobre o relacionamento de Kalanick com Trump, ou os erros de Uber em torno dos protestos no JFK durante o fim de semana.

 Em uma reunião de terça-feira, o Times informou, dois funcionários pediram a Kalanick: "O que seria necessário para você sair do conselho econômico?" Assim como perigosamente para a empresa, seus motoristas - muitos deles imigrantes, muitos dos países visados ​​por Trump's Ordem executiva draconiana - ficaram frustrados. (Kalanick mencionou "o que eu ouvi dos motoristas" em seu e-mail anunciando sua demissão do painel Trump.)

Uber já teve problemas.Exacerbar o problema de pressão interna da Uber foi o seu relacionamento já carregado com seus drivers. Muitos dos que dirigem para Uber fazem com relutância, concordando com o maior jogo de viagem compartilhado na cidade. Mesmo quando Uber diminuiu os salários para os motoristas e resistiu a classificar os motoristas em tempo integral como funcionários, eles ficaram presos. 

Os aplicativos "gig-economy" que compõem a geração crescente de superstars do Vale do Silício dependem de exércitos de trabalhadores frequentemente mal pagos que provavelmente já têm queixas contra seus contratados. 

Por que eles defenderiam ou ficariam com uma empresa que não lhes daria benefícios e obrigaria alguns a dormir em estacionamentos de 7-Eleven?

Uber existe em um ambiente competitivo forte. Um dos perigos de se recusar a considerar seus motoristas como funcionários é que ele cultiva sua vontade de trabalhar simultaneamente para um competidor. Uber era vulnerável porque esses motoristas irritados podiam alternar perfeitamente para qualquer um de outros aplicativos de troca de viagem. Pior ainda para Uber, então podiam cavaleiros. Lyft, Gett, Juno, Arro, Way2Go e, eu suponho, 400 outros aplicativos estavam prontos para intervir quando os usuários e os motoristas da Uber ficaram fartos.

Construir um negócio como uma "plataforma" com poucos funcionários reais, dependente de software e não de infra-estrutura física - a Uber não possui nenhum dos seus carros - tem muitos benefícios. Mas também tem uma enorme fraqueza: você é tão bom quanto sua rede. Se essa rede estiver ameaçada, por um número significativo de pilotos e drivers deixando para um competidor com um aplicativo quase idêntico, software de mapeamento de rotas e preços, você não tem nada para se recuar - sem ativos, sem investimentos e sem jeito Para voltar.

Uber cobra dinheiro diretamente de seus usuários. Talvez acima de tudo, a Uber é uma start-up relativamente rara que coleta receitas diretamente de seus usuários, e não de anunciantes que buscam adquirir a atenção desses usuários. Qualquer empresa que confie no dinheiro diretamente de usuários - como Uber - dá aos usuários poder para influenciar uma empresa de tecnologia.

Essas vulnerabilidades sobrepostas - combinadas com a urgência e indignação que vem com uma crise política premente - colocam Uber em um ponto particularmente difícil. Para os ativistas, o próximo passo é descobrir se outras empresas podem ser colocadas em um ponto igualmente difícil. Para o inferno vamos...

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