Imagem de LEEROY Agency Pixabay |
Sim! Isso mesmo... É por isso que somos uma CONCESSÂO na modalidade AUTORIZATÁRIOS, que é uma espécie de concessão pública mais simplificada, sem contrato, sem muitas burocracias, mas, uma CONCESSÂO pública regida pelo Direito Administrativo.
E daí você me pergunta - O que que isso tem haver comigo e com o meu dia a dia ? Tudo!
Porque quem não sabe quem , ou o que é, já começa mau, perdendo para si mesmo! E dificilmente se ele não se vê, não se valoriza, se não se valoriza, não se impõe. E aí amigo taxista, pode ter a certeza, que se você não se impõe , não serão os passageiros e muito menos a Prefeitura que fará isso por você, basta ver a situação que chegamos.
Então , vamos ao por quê do título.
Mas antes, só um panorama bem simplificado, e depois você vai agradecer por isso.
Quando um ente público, no caso a Prefeitura decide fazer uma concessão, não é porque ela é boazinha e deseja dar doce pros humildes. Ela o faz, porque interessa a ela, e é ai que nós economizamos o erário (dinheiro do governo).
Como? Ora, imagine a prefeitura ter que comprar 32.261 táxis e depois contratar via empresa pública, 32.261 motoristas..... Vamos lá, imaginando ao custo de hoje com isenção, mais pintura e outros custos, um táxi ao reduzido custo de R$82.000,00 , bem baratinho mesmo. Então seriam:
R$2.645.402.000,00
Mais de 2 bilhões e meio de reais!
Mas não é só isso, o segundo maior custo seriam os salários desses motoristas. Vamos considerar o mesmo salário do motorista que a prefeitura está contratando agora, justamente por uma empresa pública municipal para dirigir os novos BRTs, salário esse de R$3,728,00.
E aqui , não podemos pensar com o bolso do trabalhador e sim do patrão. Então esses 3.728,00 , mais os encargos trabalhistas, as provisões de férias e o INSS, vão dar algo em torno de R$5.090,93. Então todo mês seriam mais:
R$164.238.492,73
Cento e sessenta e quatro milhões de reais todos os meses. E aí ? Economizamos ou não o dindin da prefeitura? Porque ao final de um ano estamos falando de R$4.616.263.912,76 mais de 4 bilhões e meio de reais para oferecer os mesmos 32.261 taxistas aos cariocas, e por apenas 12 meses.
R$4.616.263.912,76
Vejam que não falamos de acidentes, indenizações por eventuais acidentes, custos de manutenção ou reparo e um infinidade de outras coisas que todos os senhores sabem muito bem porque vivem isso todos os dias.
Então senhores, saibam isso e se possível compartilhem pois a pior coisa que existe entre nós é a falta de entendimento de quem foram seus pais, seus antecessores e os senhores agora, ainda que nesse momento mais fragilizado.
Quem viu o filme A Era do Gelo, e lembra da Mamute criada com gambás? E só percebe ser Mamute ao ver seu par. Então... o mesmo fazem com a gente. Sabem de nossa impotância, entendem as reponsabilidades deles, mas o máximo que se ouve é: "vamos torcer pra ver o que se consegue".
Verdade que hoje, esse poder de barganha quase não existe mais. Porém é imprescindível que se saiba o papel do táxi e seu peso na economia pública municipal, e sobretudo que exigimos mais dignidade e respeito.
Por quê eu disse a palavra mais forte EXIGIMOS. Respeitosamente EXIGIMOS, sim!
Então, como disse antes, os ônibus são CONCESSÃO, e nós AUTORIZAÇÃO. Vê lá o que a prefeitura está desembolsando agorinha pra manter o modal falido também ÔNIBUS....
Essa mesma projeção que acabei de fazer, essa exata projeção está acontecendo nesse mesmo molde, só que com 270 motoristas e mais 270 brts articulados. Mas falaremos isso em outro post.
Grande abraço em todos, e pensem, seus inimigos não são os motoristas de aplicativos escravizados pelo sistema, nosso maior inimigo é a falta de orientação , pauta clara definida e respaldada em linguagem e conteúdos inquestionáveis. Quando não levamos isso, é so enrolação e tapinha nas costas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário