Em
Nova York motoristas de aplicativos, não são protegidos por leis
de salário mínimo. Por isso naquela cidade , eles recebem US $
11,90 por hora em salário líquido de acordo com uma análise do
Independent Drivers Guild - abaixo do salário mínimo da cidade de
US $ 13 (o salário mínimo de Nova York chega a US $ 15 no final do
ano) . E isso é tão baixo para o padrão de um trabalhador , que
eles faziam jus aos planos assitenciais de saúde e de alimentos que
em regra são destinados aos muito pobres.
Agora
que o TLC aprovou as novas regras de pagamento, os motoristas de
aplicativos
verão “um aumento médio de 44,7% no salário líquido ou cerca de
US $ 9.600,00 por motorista, ou de US $ 11,90 por hora para US $
17,22 por hora”, segundo a
comissão.
ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE ISSO OCORRE , E É UMA MEDIDA QUE TRARÁ O SERVIÇO PARA UM PATAMAR NÃO ESPECULATIVO COMO ANTES.
As
novas
regras estabelecem
que os motoristas da
cidade de Nova York serão
pagos de acordo com uma fórmula de viagem mínima que leva em
consideração o tempo total de trabalho, o tempo gasto dirigindo os
passageiros, a espera de um passeio e a condução para pegar
passageiros. As regras também incluem um "Bónus de Passeio
Compartilhado" para que os motoristas não sejam prejudicados em
viagens compartilhadas e pagamentos fora da cidade para compensar
viagens de retorno quando os motoristas deixam passageiros fora da
cidade.
A
medida foi elogiada pelo Independent Drivers Guild, a New York Taxi
Workers Association, a Amalgamated Transit Union e mais, com
ativistas dizendo que garantir o salário mínimo é um passo para
aumentar a qualidade de vida de todos os motoristas.
“Enquanto
a cidade ainda tem um longo caminho a percorrer para garantir que os
motoristas do Uber e do Lyft sejam tratados de maneira justa e
respeitosa por seus empregadores, aumentar o pagamento para os
motoristas de corridas de carro é um passo importante na criação
de condições favoráveis para os motoristas e uma série de
suicídios que nos roubaram este ano ", disse Lawrence Hanley,
presidente internacional da Amalgamated Transit Union, em um
comunicado.
Esta é uma elogiosa forma de intervenção do
poder estatal, curiosa por ser iniciada em uma cidade que é um ícone mundial do liberalismo. Mas que mesmo assim o fez em defesa
da dignidade e do trabalho sustentável. É interessante ver, que para se
estabelecer padrões , ou no caso, regras mesmo, não se faz ou deixa
de fazê-lo por se estar ou não dentro de um modelo econômico ou
não. O que se precisa é senso de cidadania , republicanismo, e a
velha e esperada capacidade de tomar decisões que precisam ser
tomadas, ainda que não muito populares.
A consequência será o nivelamento dessa atividade numa faixa em que o circulo virtuoso passa a ter a possibilidade de existir, e com isso, uma real possiblidade de equilibrio no sistema de transportes, diminuindo os engarrafamentos e a invasão dos carros nos outros modais.
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