terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Nova York Estabelece Salário Mínimo Para Motoristas de APPs UBER




Em Nova York motoristas de aplicativos, não são protegidos por leis de salário mínimo. Por isso naquela cidade , eles recebem US $ 11,90 por hora em salário líquido de acordo com uma análise do Independent Drivers Guild - abaixo do salário mínimo da cidade de US $ 13 (o salário mínimo de Nova York chega a US $ 15 no final do ano) . E isso é tão baixo para o padrão de um trabalhador , que eles faziam jus aos planos assitenciais de saúde e de alimentos que em regra são destinados aos muito pobres.
Agora que o TLC aprovou as novas regras de pagamento, os motoristas de aplicativos verão “um aumento médio de 44,7% no salário líquido ou cerca de US $ 9.600,00 por motorista, ou de US $ 11,90 por hora para US $ 17,22 por hora”, segundo a comissão.
ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE ISSO OCORRE , E É UMA MEDIDA QUE TRARÁ O SERVIÇO PARA UM PATAMAR NÃO ESPECULATIVO COMO ANTES.
As novas regras estabelecem que os motoristas da cidade de Nova York serão pagos de acordo com uma fórmula de viagem mínima que leva em consideração o tempo total de trabalho, o tempo gasto dirigindo os passageiros, a espera de um passeio e a condução para pegar passageiros. As regras também incluem um "Bónus de Passeio Compartilhado" para que os motoristas não sejam prejudicados em viagens compartilhadas e pagamentos fora da cidade para compensar viagens de retorno quando os motoristas deixam passageiros fora da cidade.
A medida foi elogiada pelo Independent Drivers Guild, a New York Taxi Workers Association, a Amalgamated Transit Union e mais, com ativistas dizendo que garantir o salário mínimo é um passo para aumentar a qualidade de vida de todos os motoristas.
Enquanto a cidade ainda tem um longo caminho a percorrer para garantir que os motoristas do Uber e do Lyft sejam tratados de maneira justa e respeitosa por seus empregadores, aumentar o pagamento para os motoristas de corridas de carro é um passo importante na criação de condições favoráveis para os motoristas e uma série de suicídios que nos roubaram este ano ", disse Lawrence Hanley, presidente internacional da Amalgamated Transit Union, em um comunicado.
Esta é uma elogiosa forma de intervenção do poder estatal, curiosa por ser iniciada em uma cidade que é um ícone mundial do liberalismo. Mas que mesmo assim o fez  em defesa da dignidade e do trabalho sustentável. É interessante ver, que para se estabelecer padrões , ou no caso, regras mesmo, não se faz ou deixa de fazê-lo por se estar ou não dentro de um modelo econômico ou não. O que se precisa é senso de cidadania , republicanismo, e a velha e esperada capacidade de tomar decisões que precisam ser tomadas, ainda que não muito populares.
A consequência será o nivelamento  dessa atividade numa faixa em que o circulo virtuoso passa a ter a possibilidade de existir, e com isso, uma real possiblidade de equilibrio no sistema de transportes, diminuindo os engarrafamentos e a invasão dos carros nos outros modais.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário