terça-feira, 26 de dezembro de 2017

O 3⁰ PIOR TRÂNSITO DO MUNDO - POR ENQUANTO...

27-12-2017
Em novembro de 2013 a empresa holandesa Tom Tom divulgava um estudo em que a cidade do Rio de Janeiro figurava como o PIOR TRÂNSITO DO PAÍS, e o TERCEIRO PIOR TRÂNSITO DO MUNDO !

Na ocasião a empresa divulgou que, para a base de cálculos do Rio, foram colhidos dados a partir de 200 milhões de corridas. O estudo contemplou mais 169 cidades no mundo.

Naquela época, ainda não vivíamos  dois relevantes fenômenos que impactam diretamente a mobilidade urbana: o uso de aplicativos de carros particulares e o pleno emprego da economia.

A empresa uber acabara de chegar no Rio de Janeiro (março de 2013), e a economia , ainda vivia o último fôlego das grandes intervenções estatais de aporte de dinheiro em obras e fomentos, e no caso do Rio, a Copa do Mundo que ainda ocorreria em 2014.

A partir disso, o óbvio fica claro e imediato. Ora, se naquela ocasião, sem os APPs e a economia em ainda em alta, o caus já havia se instalado, então como será de hoje para o 2018, 2019?

Todos os indicativos econômicos , taxa SELIC, inflação baixa, balança comercial crescendo e etc dão conta que o ano de 2018 será de retomada de investimentos e consequentemente de reaquecimento da economia como um todo.

Acrescente -se aí os leilões e os novos players da área de energia, tanto no petróleo, como na petroquímica, que aportaram no país com ânimo de permanência e dispostos a adquirir e incorporar empresas nativas.  

Tudo isso faz concluir que ao final de 2018 , inicio de 2019 a permanecerem os indicadores , O TRÂNSITO VAI PIORAR E MUITO, ao nível do caos mais uma vez. Por isso a data estampada lá em cima. Pois é certo que voltaremos aqui para reler esse post, e tentar , tentar entender porquê esse óbvio é tão distante assim da governança da coisa pública.

São 90 mil carros particulares de APPs ocupando o solo sagrado das cidades, que deveriam ser sustentáveis. Lugares agradáveis e compatíveis com as dispendiosas diretivas constitucionais que primam pelo desenvolvimento econômico sustentável.

O Estatuto das Cidades, O Plano Diretor, O Plano de Mobilidade Urbana são as leis mais abaladas e desprezadas por essa nova onda  de consumo do transporte individual de passageiros. Diga-se de passagem, tão de passagem quanto ao valor que damos a esses diplomas legais. Elas derivam da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, leis de uma envergadura maior, que deveriam proteger o direito de ir e vir de todos. Direito esse posto em menor importância do que a necessidade de alguns , usarem o seu transporte individual , ainda que em detrimento e para, o deterioramento do sistema.

Fico a pensar, não muito é claro , para não me dar conta que um "meio" inciso (XIII, CF art 5)   é o que "justifica " tanta insanidade , as vezes prolatadas em sentenças!  Sim, penso pouco, na verdade dou um boot na minha máquina nessa hora, pois logo ali.....na outra metade do mesmo artigo, está a negativação daquela sentença cruel  e desrespeitadora de tantas e tantas outras leis! É desprovido de equilíbrio e configura num total favorecimento ao interesse particular que prepondera sobre o público. O transporte individual é meramente , essencialmente fruto da decisão da escolha de poucos. Já a mobilidade, e a qualidade de vida desejada por TODOS nas cidades , é necessidade e atinge a TODOS! 

O desrespeito pelo consumidor já não é novidade nem surpresa,  tristeza nossa! Num país que assiste estarrecido suas riquezas serem negociadas em benefício próprio, a população mostra clara e inequivocamente onde nasce essa raiz do , "eu quero é me dar bem": EM CADA BRASILEIRO QUE CONSOME UM SERVIÇO NITIDAMENTE USURPADOR, APROVEITADOR é outro exemplo do consumo de  produtos piratas/ falsificados que só faz crescer, mesmo sem nenhum compromisso com a sociedade ou governo. O povo é enganado pelo seus administradores, então parece sentir a chance de dar o troco, em que pesem campanhas e campanhas milionárias da CNI e outras...

Como reflexo mais cruel para a própria população, hoje o serviço dos APPs de carros particulares , começa a minar o TRANSPORTE COLETIVO , pelo seu baixíssimo custo, conflita interesses com o modal que embora não seja uma solução perfeita como o metrô ou os trens, ainda assim configura um prejuízo inestimável à mobilidade , por estar perdendo espaço para a mais IRRACIONAL das soluções: o veículo leve de transporte individual. 


Deus tenha misericórdia de nós, e faça mover para longe o sentimento do particular que prevalece sobre o todo, principalmente nos que são investidos de poder, poder do povo! 

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