sexta-feira, 24 de março de 2017

Saiba Porquê O Táxi do RJ Deve ser Reajustado


Esta é uma tentativa de abordar a questão sob o ponto de vista da legalidade e da tecnicidade, desconsiderando todas as formas subjetivas e não técnicas.

Primeiramente, como dizia Ruy Barbosa, "fora da legalidade, não há salvação". Conforme o artigo 40 do Decreto 38.242/2013 , "as tarifas.....serão revistas anualmente.....de acordo com metodologia de variação dos custos dos preços e insumos"

Em muitos lugares, em especial nos países chamados positivistas, isso bastaria, pois como o ente público que rege um modal público, gerir algo fora daquilo que está em lei, pré determinado?

Mais adiante todos poderão ter mais certeza ainda quanto a essa afirmação, pois é justamente a partir de uma abordagem com algum teor técnico, que então temos a dimensão entre o que é e o que deveria ser.

Neste momento, cabe tão somente registrar que o modal táxi do Rio de Janeiro opera com desconto desde 01 de janeiro de 2016, face ao diploma legal orientar que , tal reajuste seria dado na data referida. E como não o foi , então caminhamos para o quarto mês sem a reposição de perdas.

Vejam a Seguir Alguns Índices e Variações de Taxas que Reajustam Preços e Contratos de 2010 a 2015 na Cidade do Rio de Janeiro


2010
2011
2012
2013
2014
2015
  %








B1
1,40
1,6
1,6
1,7
1,95
2,05
46,43
B2
1,68
1,92
1,92
2,04
2,34
2,46
46,43
BANDEIRADA
4,30
4,3
4,4
4,7
4,8
5,20
20,93
IPCA (FGV)
5,9
6,5
5,83
5,91
6,4
10,67
148,85
IGPM (FGV)
11,32
5,09
7,81
5,52
3,67
10,544
152,52
IPCA E (FGV)
5,79
6,55
5,77
5,84
6,46
10,706
84,91
LAMSA (PREFEITURA)
3,85




5,9
53,25
FIPE ZAP **  (FIPE)
96,188




199,398
107,30
REND. MÉDIO P. OCUP. * (IBGE)
1426,50




2382,20
67,00
SAL MÍNIMO (GOV FED)
510,00
545
622
678
724
788,00
54,51
TARIFA DE ONIBUS ***
2,3
2,95
2,75
3
3,4
3,8
65,22




Como podemos ver, o táxi perde para todos os outros , até mesmo para o SALÁRIO MÍNIMO, para a subsidiada TARIFA DE ÔNIBUS, e principalmente para os principais índices de preço IPCA, IGPM e FIPE ZAP.

Ainda tive o cuidado de levantar no site do IBGE importante orgão de pesquisa e estatística, a PESQUISA POR RENDA MÉDIA, aquela que considera os salários de todos e faz uma média ponderada. Esta foi a pesquisa que demonstrou que a cidade do Rio de Janeiro, passou pela terceira vez em 2015 a cidade de São Paulo em média de salários pagos. Daí uma base fundamental , um parâmetro inquestionável de como o modal táxi no Rio de Janeiro foi abandonado a sua própria sorte, e também por que não, pelos seus ditos lideres, que refletem o resultado que verão.

Outra observação fácil de todos conferirem , é o índice FIPE ZAP. Este índice é importantíssimo, pois mede o custo de moradia, o metro quadrado, que reflete diretamente no preço dos imóveis e dos alugueis. Para que se tenham uma ideia do que aconteceu no Rio de Janeiro pós Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas, o metro quadrado na macro região da Barra e Recreio ficou mais caro que  o da cidade de Nova Iorque. Alguém falou isso por ai??

A famigerada LAMSA que faz do Rio de Janeiro a cidade pioneira em cobrar pedágio dentro da própria cidade, e que tinha em seu projeto original atingir o fluxo de passagens lá para 2020, realiza lucros altíssimos , pois a projeção que era futura, a LAMSA já atingiu a muitos anos, e mesmo assim sendo uma concessão enraizada na mesma origem legal, e a despeito de ter alcançado uma massa de passagens significativa antes do previsto, obteve um generoso reajuste de 6,82% acima do táxi.

A tarifa de ônibus , empresas que a exemplo da LAMSA contam com um aporte de capital de investidores, empresários, e outras formas de benesses do governo, passou em 18,79% o reajuste do modal táxi. Esse que deveria ser o mais módico dos reajustes, pois é considerado utilidade pública de massas.

A  seguir , todos poderão ver e aferir o quanto que achismos e falta de empenho frente as autoridades , sustentado por dados trabalhados, levou ao modal táxi da cidade do Rio de Janeiro, a condições de precarização e insustentabilidade.

O quadro a seguir é um comparativo dentre todas as principais capitais do país, e demonstra de forma inequívoca o abandono e o descaso com a categoria nos últimos anos.

Comparativo de B1 e B2 entre Cidades do Brasil e do Rio de Janeiro
Rnk Cidades B1 cidades B1 Rio  % a menor   Rnk2  Cidades3 B2 cidades B2 Rio % a menor
1 Rio Branco 4,40 2,05                114,63 1 Rio Branco 5,27 2,46                114,23
2 Belém 2,96 2,05                  44,39 2 Campinas 3,75 2,46                   52,44
3 Campinas 2,90 2,05                  41,46 3 São Paulo 3,58 2,46                   45,53
4 Campo Grande 2,80 2,05                  36,59 4 Belém 3,56 2,46                   44,72
5 São Paulo 2,75 2,05                  34,15 5 Manaus 3,45 2,46                   40,24
6 Belo Horizonte 2,73 2,05                  33,17 6 Natal 3,30 2,46                   34,15
7 Manaus 2,60 2,05                  26,83 7 Belo Horizonte 3,28 2,46                   33,33
8 Aracaju 2,60 2,05                  26,83 8 Campo Grande 3,20 2,46                   30,08
9 Goiania 2,52 2,05                  22,93 9 Fortaleza 3,20 2,46                   30,08
10 Maranhão 2,50 2,05                  21,95 10 Ribeirão Preto 3,20 2,46                   30,08
11 Curitiba 2,45 2,05                  19,51 11 DF 3,12 2,46                   26,83
12 DF 2,45 2,05                  19,51 12 Salvador 3,06 2,46                   24,39
13 Natal 2,35 2,05                  14,63 13 Porto Alegre 3,03 2,46                   23,17
14 Vitoria 2,33 2,05                  13,66 14 Curitiba 3,00 2,46                   21,95
15 Porto Alegre 2,33 2,05                  13,66 15 Aracaju 3,00 2,46                   21,95
16 João Pessoa 2,30 2,05                  12,20 16 Maranhão 2,90 2,46                   17,89
17 Florianopolis 2,25 2,05                     9,76 17 João Pessoa 2,90 2,46                   17,89
18 Ribeirão Preto 2,25 2,05                     9,76 18 Goiania 2,87 2,46                   16,67
19 Teresina 2,25 2,05                     9,76 19 Vitoria 2,80 2,46                   13,82
20 Salvador 2,19 2,05                     6,83 20 Teresina 2,70 2,46                     9,76
21 Fortaleza 2,13 2,05                     3,90 21 Florianopolis 2,65 2,46                     7,72
22 Recife 2,10 2,05                     2,44 22 Recife 2,54 2,46                     3,25
23 Rio de Janeiro 2,05 2,05                         -   23 Rio de Janeiro 2,46 2,46                          -  




























Lembrem-se do que vos relatei agora a pouco referindo-se a cidade de São Paulo que perdeu por três anos seguidos em renda média para o Rio de Janeiro. Só por isso, não seria absurdo considerar que as tarifas de Rio e São Paulo fossem as mesmas.

E se as tarifas de Rio e São Paulo fossem as mesmas, ainda assim seria mais caro e menos rentável ser taxista no Rio de Janeiro. Por quê? Vamos lá....

Rio de Janeiro , trânsito pior do que o de São Paulo.
Rio de Janeiro, menos corridas por táxi do que São Paulo.
Rio de Janeiro, ainda que refinador (Duque de Caxias)  e produtor (Campos - alcool) combustivel muito mais caro do que São Paulo.
Rio de Janeiro, custo de vida mais caro do que o de São Paulo.

Então como explicar essa tamanha discrepância essa tamanha falta de coerência de isonomia de tudo , pois a tarifa do Rio de Janeiro não somente não é igual a de São Paulo, como até 2015 , A BANDEIRA 2 DO RIO PERDIA PARA A BANDEIRA 1 EM 11,79%.

A la Datena (me ajuda ai powwww) o que que é isso???? O Rio de Janeiro é o último colocado em remunerar os seus taxistas, a pior cidade para se trabalhar em número de carros como menos passageiros por táxi e a tarifa mais defasada! Último lugar no ranking dentre 23 cidades!!!

Agora entendi como e porque o valente e nobre amigo taxista trilingue Fatiole enraizou na praça de SP (grande abraço ao guerreiro).

Coloquialismo de lado, o caso é serio! Demonstra como os taxistas da cidade do Rio de Janeiro andam mau informados e representados.

Como que tapinhas nas costas e sorrisos as vésperas de eleições fazem as mentes não trabalharem ou se calarem frente ao estado de abandono.

O trabalho foi realizado até 2015, pois na ocasião da coleta de dados , orgãos como IBGE que são muito cuidadosos na divulgação, só havia liberado até aquele ano. Então alguém pode inadvertidamente falar, agora não é mais assim.....

Nada justifica os anos de abandono quanto a tarifa do táxi RJ. E grife-se que é uma levantamento dos últimos cinco anos e portanto uma tendencia de arroxo e supressão do ganhos da categoria no Rio de Janeiro.

Por tudo isso, é imperativo que o novo governo, reponha aos poucos os ganhos que nos foram neglicenciados e que muito fazem falta hoje , no atual cenário de distorção do serviço de transporte individual remunerado da cidade do Rio de Janeiro.

Reajuste Sim !




4 comentários:

  1. Você não publicou a recomendação da Ordem dos Taxistas do Brasil que sugeri para todos os trabalhadores que exercem a profissão os seguintes valores com objetivo de garantir os direitos humanos:

    Bandeirada 9,50 r$;
    Km Rodado 3,90 r$;
    Hora parado 60 r$.

    Todos esses valores foram produzidos através de estudos.

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  2. Muito bom os esclarecimentos tenho certeza que a maioria dos taxistas não sabem disso.
    Parabéns

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    1. R Laino , obrigado pelo comentário e por sua luta em favor da causa!

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